Centeno admite “falha de comunicação” com Costa sobre Novo Banco

Ministro sublinha, no entanto, que não houve qualquer “falha financeira ou incumprimento”.

Centeno admite “falha de comunicação” com Costa sobre Novo Banco

O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu, em entrevista à TSF esta terça-feira, que houve uma “falha de comunicação” com o primeiro-ministro em relação ao Novo Banco, que recebeu mais de mil milhões de euros do Fundo de Resolução na semana passada, dos quais 850 milhões de euros dos cofres públicos.

O empréstimo à instituição bancária foi feito sem que o primeiro-ministro tivesse sido informado, pelo que António Costa acabou por dar informação errada no debate quinzenal no Parlamento.

Recorde-se que o chefe de Governo garantiu que o Estado não daria mais dinheiro ao Novo Banco sem que se conhecessem os resultados da auditoria realizada ao banco. Pouco depois, foi noticiado a injeção de 850 milhões de euros e Costa adiantou que não sabia da operação e pediu desculpa pela informação incorreta.

Agora, Centeno reconhece a falha. “Podemos admitir – e terá havido um atraso – uma falha na comunicação entre o ministro das Finanças e o primeiro-ministro no momento do debate quinzenal”, disse na entrevista, esta terça-feira, sublinhando, no entanto, que “não houve nenhuma falha financeira, nenhum incumprimento”.

“Se uma falha de comunicação é simples de corrigir, já uma falha financeira teria um caráter absolutamente desastroso para o sistema financeiro e bancário em Portugal”, acrescentou.

Centeno explicou: "O senhor primeiro-ministro, no momento em que responde ao Bloco de Esquerda, não tinha a informação de que a injeção de capital tinha acontecido. É essa a dimensão que o pedido de desculpa se deve. Houve um atraso, houve uma falha de comunicação, porque não chegou atempadamente a hora do debate".