Diretor-executivo da OMS diz que covid-19 “pode nunca desaparecer”

“Não há ninguém que possa dizer quando ou se esta doença vai desaparecer”

"Este vírus poderá tornar-se em mais um vírus endémico nas nossas comunidades e pode nunca desaparecer. O VIH nunca desapareceu. Não estou a comparar as duas doenças, mas acho que é importante que sejamos realistas. Não há ninguém que possa predizer quando ou se esta doença vai desaparecer". A declaração é da autoria de Michael Ryan, diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Emergências Sanitárias. 

Na conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, o especialista defendeu que o novo coronavírus pode, na pior das hipóteses, nunca desaparecer, podendo passar a integrar o lote de vírus que todos os anos afetam a população mundial.

Ryan admite que, com a vacina, "talvez exista uma possibilidade de eliminar o vírus mas a vacina terá que ser altamente eficiente e terá que estar disponível para toda a gente, que tem que a tomar". 

"Os países estão agora a tentar encontrar uma nova normalidade e vamos estar assim muito tempo", avisou, adiantando que até a covid-19 perder o estatudo de pandemia ainda vai demorar bastante tempo.