Câmara do Porto autoriza mais de 120 esplanadas a aumentar área

Cafés que reabrem esta segunda-feira estão condicionados a metade da lotação habitual.

A Câmara Municipal do Porto já autorizou 123 esplanadas a aumentar o espaço para fazer face ao distanciamento social aconselhado pelo Governo devido à covid-19.

“Resultou um acréscimo global de 810 metros quadrados em relação às anteriores licenças, o que significa que o aumento autorizado da área foi superior a 60%”, pode ler-se em comunicado divulgado no site da autarquia.

Esta medida surge na sequência do facto de os cafés estarem condicionados a metade da lotação habitual a partir desta segunda-feira.

Este domingo, recorde-se, os números diários da Direção-Geral da Saúde indicaram mais 15 mortes em 24 horas, devido ao novo coronavírus, e mais 226 em relação ao dia anterior. Estes resultados revelaram que este foi o sábado com mais casos diagnosticados desde o início de maio e o maior aumento de sempre de doentes recuperados, com mais 814 pessoas nesta situação.

A partir desta segunda-feira, Portugal entra numa nova fase de desconfinamento. Além dos cafés, também restaurantes, creches e escolas do ensino secundário para o 11º e 12º anos vão reabrir. Lojas até 400 metros quadrados também abrem novamente ao público.