Bebé português de um mês retido em Aeroporto de Paris

Na mesma instalação está ainda outra criança de 16 meses de nacionalidade mexicana.

Um bebé de um mês, com nacionalidade portuguesa encontra-se retido nas instalações do aeroporto parisiense Roissy-Charles de Gaulle, denunciou esta terça-feira uma associação francesa de defesa dos direitos dos imigrantes.

Em declarações à AFP, Laure Palun, diretora da Associação Nacional de Assistência Fronteiriça para Estrangeiros explicou que o bebé chegou no domingo de Portugal "com a mãe portuguesa e o pai de nacionalidade cabo-verdiana". A família encontra-se agora retida numa zona do aeroporto destinada aos viajantes que não têm autorização de entrada no território francês e que aguardam o repatriamento.

Nestas instalações estão 20 pessoas, incluindo outro bebé de 16 meses, que chegou a Paris com a mãe, uma cidadã do México.

"É um local de enclausuramento. O enclausuramento de crianças tem de acabar", disse a responsável, dizendo ainda que a atuação da polícia fronteiriça francesa é excessiva.

Já o advogado Quentin Dekimpe, representante legal dos visados, defendeu que as crianças "não têm de estar nesta zona de espera" e diz que a medida é “completamente inútil".