Johnson & Johnson suspende comecialização de pó de talco por alegada associação a um tipo de cancro

O grupo norte-americano anunciou esta quarta-feira que vai suspender a comercialização do pó de talco para bebé nos Estados Unidos e no Canadá.

Devido ao pó de talco para bebé da J&J, a empresa enfrenta um grande número de ações judiciais devido à alegada associação a um tipo de cancro.

A empresa justificou esta decisão alegando uma mudança da procura e a "desinformação" sobre o produto.

"A procura de pó de talco para bebés da Johnson na América do Norte diminuiu em grande parte devido à mudança de hábitos do consumidor, alimentada por informações erradas sobre a segurança do produto e pela constante enxurrada de informações sobre litígios", afirmou a gigante de produtos farmacêuticos, garantindo num comunicado que este produto representa 0,5% do total de seus negócios relacionados com saúde nos Estados Unidos.

No final de 2018, surgiram informações que apontavam que a J&J sabia há décadas que o pó de talco continha asbesto, um mineral com uma composição e características semelhantes às do amianto e com efeitos prejudiciais para a saúde.

Desde então, a J&J enfrenta processos nos quais é acusada de ter contribuído para o desenvolvimento de cancro de ovário de várias mulheres, o que a empresa nega.