Santuário de Fátima retoma celebrações com presença de peregrinos no sábado

Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos.

Santuário de Fátima retoma celebrações com presença de peregrinos no sábado

O Santuário de Fátima anunciou, esta segunda-feira, que as celebrações com peregrinos vão regressar no sábado, com as condições de segurança e respeito pelas regras de desconfinamento.

Em comunicado, o Santúario informa que as celebrações serão repartidas entre o Recinto de Oração e a Basílica da Santíssima Trindade, onde serão concentradas a maior parte das missas.

“As celebrações com a presença de peregrinos no Santuário de Fátima recomeçam no dia 30 de maio. E, para garantir a participação do maior número de pessoas em segurança, no estrito cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde, o Santuário irá concentrar na Basílica da Santíssima Trindade a maioria das Missas do programa oficial, de segunda a domingo, à exceção da missa das 11h00 que, ao fim de semana- sábado e domingo-, até 26 de outubro, será sempre celebrada no Recinto de Oração. Ainda ao domingo, a missa das 15h00, passará a ser celebrada também no Recinto de Oração”, informa o Santuário.

A transferência destas celebrações para a Basílica da Santíssima Trindade – de segunda a sexta-feira – e para o Recinto de Oração obedeceram a um critério de responsabilidade, que o Santuário tem vindo a adotar neste contexto de pandemia.

Na mesma nota, o Santuário recorda que antes de serem suspensas as celebrações comunitárias com a presença de peregrinos, no passado dia 14 de março, foi adotado um conjunto de medidas preventivas para evitar o contágio pela covid-19. “Esta mesma preocupação está presente na escolha dos espaços onde decorrerão as celebrações a partir de agora, nesta fase de desconfinamento inicial”, destaca.

As missas das 07h30, 09h00, 11h00 (durante a semana), 15h00, 16h30 e 18h30 decorrerão na Basílica da Santíssima Trindade e, ao fim de semana, a missa das 11h00 terá lugar no Recinto de Oração.

As celebrações na Capelinha das Aparições também serão retomadas, com o Terço às 12h00 e às 18h30. As celebrações oficiais terminarão diariamente com o Terço às 21h30.

Durante a semana será ainda celebrada na Capelinha das Aparições a Eucaristia das 12h30.

As Missas que habitualmente decorriam durante a semana na Capelinha das Aparições em italiano, inglês e espanhol não irão ser celebradas, assim como a procissão do Santíssimo ao domingo.

Os espaços museológicos reabriram na terça-feira.

“Para esta reabertura gradual, o Santuário de Fátima definiu estritas medidas de prevenção do contágio da Covid-19, com indicações e recomendações relativas à higienização dos espaços, higiene pessoal, etiqueta respiratória, distanciamento físico, monitorização dos sintomas e proteção individual, junto dos seus colaboradores e nos diversos espaços informativos ao peregrino de que dispõe”, realça o Santuário.

Desta forma, dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. Nestes espaços, e durante as celebrações, a máscara só deverá ser retirada no momento da comunhão que continuará a ser dada na mão.

Os peregrinos deverão respeitar todas as indicações dos acolhedores, nomeadamente, nas filas para a comunhão e na ocupação dos lugares sentados, dentro dos espaços de culto e oração.

 As capelas da Reconciliação e da Adoração mantém os horários habituais, devendo os peregrinos observar todas as regras de distanciamento, etiqueta respiratória e higiene.

A Bênção dos Veículos também sofre uma mudança: a partir do dia 31 de maio será feita semanalmente ao domingo no parque 12, ao lado do Centro Pastoral de Paulo VI, às 12h45 e 17h00.