Problemas provocados pelas vagas de calor vão agravar-se devido à pandemia

“A mensagem é que devemos estar preparados porque a covid vai complicar tudo”

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) avisou, esta terça-feira, que a pandemia vai agravar problemas provocados pelas vagas de calor, uma vez que as temperaturas previstas para o verão vão ser mais difíceis de suportar para as pessoas mais vulneráveis devido às medidas de confinamento impostas devido à covid-19.

Claire Nullis, porta-voz da OMM, dá o exemplo dos idosos, que, durante os períodos de maior calor, não poderão sair de casa para sítios com ar condicionado como centros comerciais ou outros espaços públicos. A responsável relembra ainda que também as visitas periódicas para verificar o estado de saúde das pessoas mais velhas em alturas em que se registam ondas de calor também serão mais complicadas, tendo em conta que, em alguns casos, vão contra as medidas de proteção impostas pela pandemia.

"As vagas de calor são cada vez mais intensas e frequentes por causa das alterações climáticas e isso aumenta a pressão sobre as pessoas e os sistemas de saúde", destacou Claire Nullis.

"A mensagem é que devemos estar preparados porque a covid vai complicar tudo", alertou.

Recorde-se que no ano passado, em junho e julho, registaram-se duas vagas de calor significativas na Europa. França foi um dos países mais afetados e atingiu uma temperatura recorde de 46 graus centígrados no dia 28 de junho.