Cartão cidadão pode ser renovado por SMS

De acordo com uma nota do Ministério da Justiça, existem cerca de 300 mil cidadãos no país cujo cartão já caducou. 

As pessoas com mais de 25 anos, cujo cartão de cidadão já caducou ou está prestes a caducar poderão efetuar a renovação do cartão através de um SMS, desde que não tenham que alterar dados, como a morada, a partir do dia 6 de junho. Esta medida tem como objetivo evitar o ajuntamento de pessoas e, consequentemente, a propagação do novo coronavírus. 

De acordo com uma nota do Ministério da Justiça, existem cerca de 300 mil cidadãos no país cujo cartão já caducou. Quem tiver indicado o seu número de telemovél como forma de contacto irá receber uma mensagem à qual deverá responder afirmativamente para renovar o cartão. 

Depois será enviada uma carta-pin para morada, por correio, e a pessoa deve proceder ao pagamento da renovação por multibanco. Depois terá de agendar, através do telefone ou da internet, para poder levantar o cartão.

Foi ainda criada uma linha telefónica, disponível a partir de 10 de junho, para responder a questões relacionadas com a renovação simplificada do cartão, (210990111), com funcionamento entre as 9h e as 17h de segunda a sexta-feira.