Estudo revela que norte-americanos estão a gargarejar com lixívia e a ingerir produtos de limpeza para conter covid-19

Para a investigação foram inquiridas 502 pessoas, no passado mês de maio.

Um estudo recente do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos concluiu que os norte-americanos estão a tentar prevenir o contágio da covid-19 através do consumo ou inalação de desinfetantes domésticos, nomeadamente lixívia.

Para a investigação foram inquiridas 502 pessoas, no passado mês de maio. A investigação questionou os participantes sobre o que sabiam acerca de desinfetantes e como estavam a utilizar esses produtos para impedir a propagação do novo coronavírus.

De acordo com o instituto, 4% dos entrevistados, 20 pessoas, admitiu ter bebido ou gargarejado produtos químicos utilizados na limpeza e desinfeção doméstica, incluindo lixívia.

18% dos inquiridos admitiu ter usado estes produtos na pele e quase 10% diz ter inalado desinfetantes domésticos potencialmente tóxicos. Houve ainda quem utilizasse estes produtos para lavar alimentos.

A idade média dos participantes foi de 46 anos, com as idades a variar entre os 18 e os 86 anos.

As autoridades de saúde têm tentado travar este tipo de comportamentos e apelam a comportamentos seguros, como a lavagem frequente das mãos.

Recorde-se que este tipo de comportamento com produtos de desinfeção se tornou uma preocupação maior nos Estados Unidos em abril, depois de Donald Trump especular sobre a ingestão de desinfetante para limpar os pulmões de pessoas infetadas pela covid-19.