Joacine quer Aristides de Sousa Mendes transladado para o Panteão

Diploma destina-se a “homenagear e perpetuar a memória” de Aristides de Sousa Mendes.

O Parlamento debate hoje o projecto de resolução da deputada Joacine Katar Moreira para que Aristides de Sousa Mendes seja trasladado para o Panteão Nacional. O diploma destina-se a “homenagear e perpetuar a memória de Aristides de Sousa Mendes, enquanto homem que desafiou a ideologia fascista, evocando o seu exemplo na defesa dos valores da liberdade e dignidade da pessoa humana, concedendo-lhe as honras do Panteão”.

O projeto de resolução realça que Aristides de Sousa Mendes “salvou milhares de vidas da morte por decreto, da perseguição e da cultura de violência do regime nazi”. O diploma defende ainda que “conceder a Aristides de Sousa Mendes honras do Panteão é reconhecer oficialmente uma referência ética e cívica para todas e todos”. 

O diploma prevê ainda a criação de um grupo de trabalho para “escolher a data, definir e executar o programa de panteonização de Aristides de Sousa Mendes”. Esta foi a primeira iniciativa apresentada por Joacine katar Moreira na Assembleia da República.