Homossexuais Católicos manifestam ‘profundo desalento’ com escolha de cardeal Bergoglio

A Associação Rumos Novos – Homossexuais Católicos manifestou hoje o seu “profundo desalento” pela escolha do cardeal argentino Jorge Bergoglio como sucessor de Bento XVI, pelas suas posições contra a homossexualidade e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

jorge mario bergoglio, de 76 anos, natural da argentina, foi hoje eleito papa, adoptando o nome de francisco.

“neste momento de alegria para todos nós católicos, não podemos deixar de partilhar o nosso profundo desalento pela escolha do cardeal argentino jorge bergoglio para papa. enquanto homossexuais católicos, não nos podemos esquecer das inúmeras posições públicas e no seio da igreja do cardeal bergoglio”, afirma a associação rumos novos em comunicado.

os homossexuais católicos recordam que o novo papa, francisco, se referiu ao casamento entre pessoas do mesmo sexo como sendo “um plano de satanás para enganar os filhos de deus” e às pretensões dos fiéis homossexuais católicos como a “destruição do plano de deus”.

a associação admite que estas palavras causaram “mágoa e dor a muitos homossexuais católicos em todo o mundo”, deixando-os “naturalmente apreensivos” sobre a postura da igreja.

“um novo papa deveria, obedecendo a deus, estar ao serviço do homem e saber ler os sinais dos tempos”, defendem, recordando o concílio vaticano ii.

perante a escolha do nome francisco pelo novo chefe da igreja católica, a associação espera que “possa, efectivamente, vir a ser o espelho de uma opção pelos desfavorecidos, os excluídos e os marginalizados, na sociedade e no seio da igreja católica, em particular que finalmente haja uma mensagem de conforto e verdadeiro acolhimento, particularmente em relação aos fiéis homossexuais católicos”.

lusa/sol