Cerimónia de abertura da fronteira vai contar com presença de Marcelo, Felipe VI, Costa e Sánchez

A cerimónia terá lugar entre Caia e Badajoz no dia 1 de julho.

Está previsto que a abertura das fronteiras entre Portugal e Espanha aconteca no dia 1 de julho, caso a evolução epidemiológica de ambos os países corra dentro do previsto pelas autoridades de saúde. E é esperado que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o rei de Espanha, Felipe VI, o primeiro-ministro português, António Costa e o homólogo espanhol Pedro Sánchez estejam presentes no evento,  de acordo com declarações de fontes da Presidência da República à agência Efe. 

A cerimónia terá lugar entre Caia e Badajoz, de acordo com declarações de outra fonte da Presidência da República à Lusa, e é esperado que as comitivas portuguesa e espanhola se encontrem na fronteira e a cruzem para o lado de Espanha, para uma receção, e em seguida passem para Portugal, para um almoço.

Por causa da pandemia, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha foram encerradas no dia 16 de março, apenas com nove pontos de passagem destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores que tinham que se deslocar entre os dois país por razões profissionais.