Três universidades portuguesas no ranking do Financial Times

Mestrados em Finanças da Nova SBE, Católica-Lisbon e ISEG estão entre os melhores do mundo.

São três as universidades portuguesas que fazem parte do Ranking Global do Financial Times – Masters in Finance – 2020, que avalia os melhores mestrados em Finanças de todo o mundo: o Mestrado Internacional de Finanças da Nova SBE sobe para 14º no mundo, a Católica-Lisbon alcançou a 26ª posição a nível mundial e o ISEG Lisbon School of Economics and Management estreia-se nesta lista ocupando a 31ª posição.

A Nova SBE conseguiu boas classifcações em todos os critérios de avaliação, tendo destaque no Top 10 e Top 20 mundiais nos critérios de experiência internacional durante o curso (7.ª posição), progresso de carreira (13.ª posição), custo-benefício (15.ª posição) e mobilidade internacional (16.ª posição), que se refere à colocação dos graduados em empresas multinacionais por todo o mundo.

“Acreditamos que o resultado dos rankings é fruto da nossa ambição, entrega e compromisso com uma educação com os olhos postos no futuro. Formamos profissionais preparados para entrar num mercado de trabalho cada vez mais global e disruptivo e que, por isso, mantenham sempre a capacidade de se adaptarem a todos os desafios que encontrem. Essa é a nossa prioridade máxima hoje, como foi ontem e será amanhã”, diz Daniel Traça, presidente da Nova SBE.

Este ranking abrange também os graduados do Mestrado em Finanças da Católica-Lisbon, 97% dos quais têm emprego três meses após o final do programa, com um salário médio inicial equivalente a 48,600 dólares anuais, que aumenta 47% nos primeiros três anos para 71,500 dólares. É ainda a 16ª melhor escola do mundo na progressão de carreira dos seus graduados, segundo o ranking.

“É uma honra ter o nosso Mestrado em Finanças entre os 26 melhores do mundo, sendo uma das 16 melhores escolas do mundo na progressão de carreira dos graduados em Finanças. Somos ainda a escola portuguesa que melhor corresponde às expetativas dos nossos alunos, com os professores mais internacionais e uma investigação de excelência”, avança Filipe Santos, presidente da Católica.

No caso do ISEG, a tabela destaca que o estabelecimento de ensino proporciona uma duplicação do salário (+94%) em três anos, algo só alcançado pela HEC Paris, que lidera o ranking. O ISEG é ainda posicionado como a melhor Business School em Portugal na relação custo-benefício, “ao permitir aos estudantes uma recuperação muito rápida do investimento académico, e também na evolução da carreira, ao proporcionar o acesso a empresas de grande dimensão e uma promoção hierárquica mais acelerada”.

“É um reconhecimento internacional há muito esperado, dada a qualidade ímpar da nossa formação, e que só agora é possível devido à recente obtenção de uma acreditação internacional de referência”, defende Clara Raposo, presidente do ISEG.

Recorde-se que este é um ranking global que classifica os 55 melhores Mestrados de Finanças de todo o mundo, dentro de centenas de programas dos cinco continentes.