Efemérides de 24 de Junho

1128 Ocorreu há 992 anos a Batalha de São Mamede com a vitória de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal que assegurou assim a sua posição, marcando a data de algum modo a fundação da nacionalidade portuguesa, sobre as tropas da sua mãe, D.ª Teresa. 1875 A França arbitrou a favor de Portugal, há…

1128 Ocorreu há 992 anos a Batalha de São Mamede com a vitória de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal que assegurou assim a sua posição, marcando a data de algum modo a fundação da nacionalidade portuguesa, sobre as tropas da sua mãe, D.ª Teresa.

1875 A França arbitrou a favor de Portugal, há 145 anos, o conflito com o Reino Unido sobre a soberania da baía de Lourenço Marques e os territórios a norte do Ambriz, na foz do Zaire.

1926 Os jornais portugueses passaram a inserir há 94 anos o aviso “Visado pela comissão de censura”, durante toda a Ditadura do Estado Novo, que se manteria até 24 de abril de 1974.

1948 O Bloqueio de Berlim teve o seu início há 72 anos, com a União Soviética a tornar impossível a viagem por terra entre o leste e o oeste de Berlim, na Alemanha, levando a uma ponte aérea dos EUA.

1988 Nasceu há 32 anos o primeiro bebé gerado em Portugal pelo método de transferência de gâmetas na trompa, método Gift, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

1992 Hemofílicos portugueses, contaminados com o vírus da sida, por produtos administrados nos hospitais, processaram há 28 anos o Estado (Cavaco Silva e Leonor Beleza).

2017 Um líder do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico e o seu assistente foram abatidos pela polícia iraquiana há 3 anos, quando fugiam de oeste para este da cidade de Mossul através do rio Tigre.