“O pior ainda está por vir”, avisa Tedros Ghebreyesus

O diretor da OMS afirmou ainda que é necessário evitar divisões. A organização vai enviar uma equipa para Wuhan, onde os primeiros casos foram registados, na próxima semana.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, esta segunda-feira, que em relção à covid-19 o "pior está por vir". No dia em que se assinalam seis meses depois da organização ter recebido os primeiros relatos sobre os casos na China, Tedros Ghebreyesus sublinhou ainda que "globalmente, a pandemia está a acelerar".

Hoje, registam mais de 10 milhões de casos de pessoas infetadas com covid-19. Desde 29 de dezembro, foram registadas mais de 500 mil mortes provocadas pela doença.

O diretor da OMS caracterizou o novo coronavíris como "rápido e assassino", e sublinhou que era necessário "evitar divisões" já que "quaisquer diferenças podem ser exploradas" pela pandemia.

O responsável pela organização mundial afirmou ainda que vai enviar uma equipa na próxima semana, de forma a compreender o que deu início a este vírus e "o que se pode fazer no futuro” para o mundo se preparar para lidar com ele.