Mais de 40 mil pessoas já renovaram o cartão de cidadão por SMS

Esta funcionalidade “dispensa a deslocação a serviços públicos dos Registos e torna mais barato o processo”, lembrou o Ministério da Justiça.

Mais de 40 mil pessoas renovaram o cartão de cidadão por SMS, desde o dia 6 de junho, esclareceu esta segunda-feira o Ministério da Justiça, lembrando que esta funcionalidade “dispensa a deslocação a serviços públicos dos Registos e torna mais barato o processo”.

Renovação  por SMS
Pode renovar por SMS, quem tiver recebido SMS ou e-mail do Instituto de Registos e Notariado, tendo para isso de aceitar tal renovação. É preciso ter 25 anos ou mais e não precisar de alterar os dados biométricos ou a morada. Caso não reúna estas condições, poderá fazer online. A renovação do documento por SMS fica 10% mais barata, ou seja, 16,20 euros – pagos através de referência multibanco.

Como funciona o levantamento
Quem opta por esta modalidade recebe, por correio, na sua morada, a carta PIN, e nela a referência para pagamento no Multibanco, esclarece o Ministério da Justiça. O cartão será depois enviado para um serviço no concelho da área de residência.