Vida

O que pensava António Costa sobre as nacionalizações em 1997? | VÍDEO

Há mais de vinte anos Costa dizia numa entrevista que já nenhum partido socialista europeu acreditava que as nacionalizações eram instrumentos adequados “à execução da sua política”.

Pouco depois de a TAP ter escapado, por pouco, a uma nacionalização; e de a Efacec ter sido efetivamente nacionalizada, por um Governo liderado por António Costa, há quem tenha voltado a partilhar nas redes sociais um vídeo de uma antiga entrevista do agora primeiro-ministro a Pedro Rolo Duarte, que foi transmitida pela RTP em 1997.

Desde abril, que um pequeno excerto da entrevista, no qual Costa aborda o assunto da esquerda e das nacionalizações, tem sido partilhado nas redes sociais.

Há mais de 20 anos, Costa dizia “Nenhum partido socialista da Europa entende que as nacionalizações são instrumentos adequados à execução da sua política”.

Na altura, o agora primeiro-ministro defendia que a nacionalização “não altera nem as relações de produção na empresa, nem o papel das pessoas dentro da empresa, nem assegurava uma maior redistribuição de riqueza”.