Morreu o compositor italiano Ennio Morricone

Tinha 91 anos.

Morreu, aos 91 anos, o músico e compositor Ennio Morricone. De acordo com o La Repubblica, na sequência de uma queda, o músico estava internado numa clínica, em Roma, onde acabou por morrer durante a noite.

Ennio Morricone, que nasceu em 1928, é um dos maiores nomes da música associados ao cinema e autor de bandas sonoras como 'Aconteceu no Oeste', 'O Bom, o Mau e o Vilão', 'A Missão',  'Cinema Paraíso' ou "Os Intocáveis".

Através de um comunicado, assinado pelo amigo e advogado, Giorgio Assumma, a família informou que o funeral irá ser realizado de forma privada, tendo em conta o "sentimento de humildade que sempre inspiraram os atos de sua existência".

Segundo  a mesma nota, Ennio Morricone morreu "no amanhecer de 6 de julho em Roma, com o conforto da fé". O compositor “manteve até ao último momento a lucidez e uma grande dignidade”, acrescenta o comunicado.

Em 2007 foi premiado com o Óscar Honorário, que recebeu das mãos de Clint Eastwood. Já em 2016, a banda sonora dos “Oito Odiados”, do realizador Quentin Tarantino, ganhou o Globo de Ouro e o Óscar de “Melhor Banda Sonora Original”. 

Morricone tinha atuado em Portugal pela última vez há pouco mais de um ano, em maio de 2019.