Pais dos jovens que morreram no Meco colocam ações contra Estado e ministra da Justiça

Numa nota, o advogado explica que os mesmos vão também dar entrada a uma ação contra o Procurador Coordenador de Almada na altura do incidente.

Os pais dos jovens que morreram na praia do Meco, em 2013, vão interpor uma ação por denegação de justiça contra o procurador coordenador de Almada e contra Francisca Van Dunem, atual ministra da Justiça e que, na altura, era procuradora distrital de Lisboa.

Segundo a agência Lusa, que cita um comunicado emitido pelo advogado Vítor Parente Ribeiro, a ação será ainda apresentada contra o Estado Português, que no início do ano foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) "ao pagamento de indemnização (simbólica), pelo facto de o processo criminal ter sido deficientemente conduzido na fase de investigação". O Estado português ainda pediu a reapreciação em abril, porém, o recurso "não foi admitido".

Para além de o advogado dar conta das ações contra o Estado, a atual ministra da Justiça e também contra o Procurador Coordenador de Almada na altura do incidente, o mesmo explica que a decisão foi tomada "por se entender que a conduta do Estado resultou na denegação de justiça às famílias das vítimas dos estudantes na sequência de praxes académicas".