OMS alerta: A pandemia “não está controlada na maior parte dos países, está a piorar”

OMS anunciou a criação de um painel independente para avaliar a sua atuação e resposta à pandemia e admitiu que esta “não está controlada”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, esta quinta-feira, a criação de um painel independente para avaliar a sua atuação e resposta à pandemia. No mesmo dia, a organização alertou para o facto de esta não estar controlada, mas sim a piorar.

Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, revelou que o comité será presidido pela ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e a ex-Presidente da Libéria Ellen Sirleaf. De acordo com o responsável, este comité independente deverá apresentar um relatório preliminar já no próximo mês de novembro e o definitivo será apresentado em maio de 2021, durante a Assembleia Mundial da Saúde.

Helen Clark e Ellen Sirleaf deverão escolher os outros membros do painel com base nas sugestões feitas pelos Estados-membros, que terão reuniões mensais para acompanhar o trabalho.

“Precisamos de olhar para o desempenho dos nossos sistemas nacionais de vigilância e resposta, como partilhámos informação com as nossas comunidades, se ganhámos a sua confiança, como liderámos, se a nossa arquitetura global de saúde é adequada”, disse o diretor-geral da OMS.

O responsável alertou, no entanto, que a pandemia “não está controlada na maior parte dos países, está a piorar” e que o contágio “ainda está a acelerar, com uma duplicação do número total de casos nas últimas seis semanas”.

“Durante anos, muitos de nós avisaram que uma pandemia catastrófica de uma doença respiratória era inevitável. Não era uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’. Mesmo assim, o mundo não estava preparado. Os nossos sistemas não estavam preparados. As nossas comunidades não estavam preparadas. As nossas cadeias de fornecimento entraram em colapso. Está na altura de fazer uma reflexão honesta”, defendeu.