Queda de granizo causa estragos em vinhas e olivais em Valpaços

Segundo o presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, houve perdas enormes nas culturas.

A queda de granizo e fortes trovoadas que se fizeram sentir na quarta-feira provocaram estragos em vinhas e olivais de Valpaços, no distrito de Vila Real. Segundo o presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, houve perdas enormes nas culturas, tal como avançou à Lusa.

“É o trabalho de um ano que foi por terra. Pouca azeitona ficou no ar, nos produtos hortícolas e ao nível da castanha”, disse.

Avaliação dos estragos
O autarca de Valpaços adiantou que se encontra ainda a fazer a contabilização dos estragos provocados pelo mau tempo, promovendo também uma intervenção junto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. “Espero que os agricultores continuem a acreditar que este território tem de continuar a ser povoado”, refletiu.

Período difícil durante a covid-19
Amílcar Almeida admitiu ainda que, em fase da covid-19, os produtores têm sentido dificuldades. “Temos sentido imenso a crise motivada pela pandemia neste território, na nossa economia e nos nossos produtos. O vinho está sem escoamento, pois os restaurantes estiveram muito tempo fechados e a trabalhar com dificuldades”, concluiu.