Marcelo promulga diploma que assegura respostas em caso de emergência

Existe agora “um decreto que organiza o que muitas vezes atualmente já funciona”, sendo que “a nível regional e nacional pretende-se que todos os serviços fiquem organizados para dar resposta às crises de forma mais consolidada”, segundo explicou Mariana Vieira da Silva.

Marcelo promulga diploma que assegura respostas em caso de emergência

O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o diploma que assegura a resposta por parte do Estado em casos de emergência, como, por exemplo, crises ou guerras.

O anúncio da promulgação do diploma que estabelece o sistema nacional de planeamento civil de emergência foi hoje feito, no site da Presidência da República.

A versão final do diploma em questão foi aprovada em Conselho de Ministros, a 18 de junho. Numa nota divulgada na altura, o Governo salientou que "o Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência, transversal a todas as áreas governativas do Estado, visa garantir a organização e preparação dos setores estratégicos do Estado para fazer face a situações de crise ou de guerra, tendo como fim assegurar a liberdade e a continuidade da ação governativa, o funcionamento regular dos serviços essenciais do Estado, e a segurança e o bem-estar das populações".

Ainda antes desta nota, a ministra de Estado e da Presidência explicou que o diploma "procura estabilizar a organização do Estado em face de uma crise", como a provocada pela covid-19, mas também em situações como a crise dos combustíveis que aconteceu em 2019.

Segundo Mariana Vieira da Silva, passa assim a existir "um decreto que organiza o que muitas vezes atualmente já funciona", sendo que "a nível regional e nacional pretende-se que todos os serviços fiquem organizados para dar resposta às crises de forma mais consolidada".