Internacional

França: A partir de agosto é obrigatório usar máscara em espaços públicos fechados

Nos últimos dias tem ocorrido um aumento no número diário de casos de covid-19. 

Emmanuel Macron anunciou, esta terça-feira, que irá começar a ser obrigatório usar máscara em todos os lugares públicos fechados, a partir do dia 1 de agosto, de modo a evitar a propagação da covid-19, visto o vírus estar a “ganhar um pouco de força”, disse o governante numa entrevista de televisão.

"Temos sinais de que o vírus está a ganhar novamente um pouco de força e é preciso prevenir e preparar. [...] Logo, temos de continuar a aplicar os gestos barreira e aí temos algumas fraquezas. Nas próximas semanas vamos tornar obrigatório o uso de máscara em todos os lugares públicos fechados", indicou Macron.

Questionado sobre se o aumento do número de casos nos últimos dias pode originar um novo período de confinamento, Macron mostra-se confiante que tal não será necessário. "Tomámos a medida mais radical que foi o confinamento. [...] E isso revelou as injustiças. Não quero que isso aconteça novamente ao país e estamos a fazer tudo para evitar uma nova vaga e teremos uma abordagem diferenciada caso aconteça", defendeu o chefe de Estado. 

Ainda sobre o armazenamento de materiais necessários para combater a doença, como ventiladores e máscaras, o Presidente diz que o país está preparado para enfrentar uma possível nova vaga. 

Sobre o regresso às aulas, previsto para setembro, Macron afirma que caso a situação se mantenha estável, este irá ocorrer normalmente. "O regresso às aulas será o mais normal possível. Temos o desafio de chegar às crianças que mais sofreram com o confinamento. Os professores vão estar bem protegidos e a possibilidade de se adaptar caso o vírus regresse", indicou.