Apple ganha batalha contra UE num processo de 13 mil milhões de euros

Apple era acusada de alegados apoios fiscais concedidos pela Irlanda.

A Apple venceu uma batalha legar contra a União Europeia depois de o Tribunal Geral da União Europeia ter dado razão à gigante norte-americana. Em causa estão os alegados apoios fiscais concedidos pela Irlanda, uma vez que Bruxelas tinha estimado que a Apple tinha pago menos impostos na Irlanda devido a um acordo fiscal com as autoridades locais. Assim, a marca da maçã já não vai ter de pagar 13,1 mil milhões de euros.

A Apple, que sempre contestou a decisão da União Europeia, viu-se agora apoiada pelo Tribunal Geral da UE: “O Tribunal Geral anula a decisão impugnada porque a Comissão Europeia não conseguiu provar, segundo a norma jurídica necessária, que existiram benefícios”, lê-se na nota de imprensa divulgada,

A gigante norte-americana também já reagiu à decisão: “Este caso não era apenas sobre quanto pagamos de impostos mas onde somos obrigados a pagá-los”, lê-se num comunicado da Apple citado pela BBC. “Estamos orgulhosos de ser o maior contribuinte do mundo, pois sabemos o importante papel dos pagamentos de impostos na sociedade”, acrescenta a marca.