“Dezenas de animais” carbonizados em dois abrigos em Santo Tirso, denuncia PAN

Partido usou as redes sociais durante a madrugada deste domingo para alertar para a situação.

Um incêndio que reativou em Valongo fez com que dezenas de animais morressem em dois abrigos em Santo Tirso. A denúncia foi feita pelo PAN, que usou as redes sociais durante a madrugada deste domingo para alertar para a situação.

"Dezenas de animais já morreram carbonizados. O PAN tem estado a acompanhar toda a situação no local, nomeadamente a tentativa de retirada dos animais ainda com vida dos abrigos, ação que não está a ser facilitada pelas autoridades, alegando tratar-se de propriedade privada”, pode ler-se na publicação feita, na qual é sublinhado também que muitas pessoas e organizações já se disponibilizaram para ajudar.

"Dezenas de cidadãos, ONG e associações de proteção animal prontificaram-se de imediato a prestar todo o auxílio necessário, sendo no entanto barradas tanto pela Câmara Municipal e respetivo Veterinário Municipal, como pelas proprietárias dos abrigos", esclareceu o PAN.

Apesar de terem denunciado a situação, o PAN avançou que ainda não foi possível perceber qual o número de animais que morreram carbonizados.

"Ainda não sabemos o número animais ao certo que foram afetados. Mas pudemos comprovar a presença de animais carbonizados, feridos e em desespero nestes abrigos. Situações como a presente evidenciam as fragilidades que a legislação ainda tem, bem como a necessidade de mais formação e articulação entre entidades", disse o partido, que vai continuar a acompanhar a situação.

"Não desistiremos de apurar responsabilidades e de garantir que sejam prestados os devidos cuidados aos animais ainda sobreviventes. Foi já solicitada, com carácter de urgência, a emissão de mandado judicial que permita o acesso aos abrigos e a apreensão cautelar dos animais", concluiu.