Homem que mantém 20 reféns em autocarro na Ucrânia já fez saber as suas exigências

“Comigo estão muitas pessoas. Tenho uma arma automática, duas bombas, a terceira é num local público da cidade; as três vão explodir, se não se fizer o seguinte”

O homem, armado com uma automática e com explosivos, que sequestrou, esta terça-feira, 20 pessoas no interior de um autocarro na cidade de Lutsk, no noroeste da Ucrânia, já fez saber quais as suas exigências.

{relacionados}

As autoridades já identificaram o homem e adiantarem que o motivo do ataque será a sua frustração com o "sistema ucraniano", tendo publicado nas redes sociais um texto onde explica o que pretende em troca da libertação dos reféns.

"Feliz dia anti-sistema. Religioso-político-oligárquico, sistema do poder do terror. O Governo foi sempre e é hoje o terrorista número um”, escreveu.

“Comigo estão muitas pessoas. Tenho uma arma automática, duas bombas, a terceira é num local público da cidade; as três vão explodir, se não se fizer o seguinte: chefes de tribunais, do Supremo Tribunal de Justiça, procurador-geral, ministro da Justiça, primeiro-ministro, Presidente da Assembleia da República, ministro da Defesa, chefe dos Serviços de Segurança, lideres das igrejas e ainda: Avakov, Poroshenko, Ahmetov, Kolomoyskiy, Pynchuk, Medvedchuk – todos têm que partilhar nas redes sociais e no YouTube um vídeo com o texto: “Eu – nome – cargo – sou um terrorista dentro da lei”, acrescentou.

O sequestrador exige ainda que o Presidente Zelensky publique um vídeo com o texto: “Toda a gente tem que ver o filme “Zemlyani”.

E deixou o aviso: “Mais: a minha morte não vai impedir as explosões. E ainda: a verdade da boca dos 24 vai salvar centenas de vidas. Não se enganem, comemorem a verdade".