SIC Notícias põe fim a programas de desporto com comentadores que representam clubes

Ricardo Costa justifica decisão com o “ambiente que se criou à volta deste tipo de programas”.

A SIC Notícias decidiu acabar com os programas de desporto que contam com comentadores que representam clubes, no geral os ‘três grandes’: Benfica, Sporting e FC Porto.

A notícia foi avançada pelo diretor de informação da Impresa, Ricardo Costa, em declarações à agência Lusa. Assim, os dois programas Play Off e Dia Seguinte terminam “na próxima semana”, adiantou. “Vamos ter um modelo diferente à segunda-feira e outro ao domingo, ainda estamos a reorganizar as grelhas”, acrescentou.

“A pandemia podia ter ajudado a que os agentes do futebol percebessem bem a situação em que o futebol, como toda a sociedade se encontra, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. Ou seja, o regresso do futebol voltou ainda pior do que estava antes em termos de guerra entre os clubes”, justificou Ricardo Costa.

“Esse ambiente de toxicidade que se foi criando à volta deste tipo de programas, e para o qual contribui muito os próprios clubes e as suas máquinas de comunicação, coloca-nos perante uma situação de que chegou a altura de terminar este tipo de programas na SIC Notícias”, acrescentou o diretor de informação da Impresa.

Por outro lado, Ricardo costa reconheceu que o Dia Seguinte e o Play Off são  “dois programas importantíssimos na história da SIC Notícias e nos seus resultados, mas achamos que temos de dar o salto em frente e continuar a acompanhar o desporto e o futebol de outra forma, mais com jornalistas e comentadores”, acrescentou.

O diretor fez ainda questão de sublinhar que o fim dos dois programas “não tem nada a ver com os comentadores em si”, mas com o “ambiente que se criou à volta deste tipo de programas”.