Governo investe sete milhões de euros em máscaras para as escolas

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, quer garantir toda a proteção necessária no regresso às aulas, durante o primeiro período, em setembro.

Sete milhões de euros vão ser investidos pelo Governo em máscaras e outros equipamentos de proteção individual para as escolas já no início do próximo ano letivo, no início de setembro, durante o primeiro período.

"As orientações já seguiram para as escolas e, neste momento, os diretores já se estão a preparar para fazer a aquisição das máscaras comunitárias. Toda a gente terá, efetivamente, máscaras para poder enfrentar o primeiro período. Depois daremos a dotação às escolas para o segundo e terceiro períodos. Para o primeiro período a dotação orçamental foi de sete milhões de euros", sublinhou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, durante a inauguração das obras de requalificação da Pousada da Juventude de Viana do Castelo, explicando que as escolas já receberam todas as indicações.

"Orientação, instruções e, obviamente, o reforço financeiro para comprarem gel alcoólico, aventais, viseiras e luvas para os assistentes operacionais. No fundo, todo o apetrechamento necessário para aumentarmos a segurança", reforçou o ministro.

Além disso, Tiago Brandão Rodrigues salientou ainda que vão ser criadas bolsas de contratação de assistentes operacionais, que também incluem assistentes técnicos.

"Fizemos algo que não existia até agora. Tanto os assistentes operacionais, como os assistentes técnicos, vão poder ser substituídos na possibilidade de algum faltar num período de 12 dias. Todas as escolas, a partir do próximo ano, vão ter uma reserva de recrutamento tanto para assistentes operacionais como assistentes técnicos. A partir do momento em que existe uma lista de substituição que atua rapidamente essa questão [falta de funcionários] não se põe", concluiu.