Mais de cem escolas da região Centro vão ter investimento de até 15 milhões de euros para remoção de amianto

“É um passo absolutamente central para a remoção total de materiais com amianto no nosso edificado escolar. (…) No total, vamos poder fazer a remoção de amianto em cerca de 600 escolas um pouco por todo o país”, disse o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Mais de cem escolas da região Centro vão ter investimento de até 15 milhões de euros para remoção de amianto

O ministro da Educação assinou, esta segunda-feira, um acordo de colaboração para a remoção de amianto em mais de 100 escolas da região.

“É um passo absolutamente central para a remoção total de materiais com amianto no nosso edificado escolar. (…) No total, vamos poder fazer a remoção de amianto em cerca de 600 escolas um pouco por todo o país”, disse Tiago Brandão Rodrigues, durante a cerimónia, que teve lugar no Cine Teatro Jaime Gralheiro, em São Pedro do Sul, distrito de Viseu.

Segundo a ministra da Coesão Territorial, 56 autarquias vão receber um total entre 13 a 15 milhões de euros para mais de uma centena de escolas.

“O investimento é financiado a 100% por fundos comunitários, através dos Pactos, mas nenhum Pacto será prejudicado se no final do quadro comunitário os autarcas sentirem que vão precisar deste dinheiro que agora estão a colocar no amianto para outro investimento local”, adiantou Ana Abrunhosa, esclarecendo que o valor seria reforçado “sempre que for necessário” até porque “é um valor referência que resulta da consulta ao mercado”.

“Não há desculpa para não fazerem rapidamente estas obras”, alertou.

Tiago Brandão Rodrigues explicou ainda que “será no próximo ano que tudo acontecerá” e que “os municípios estão já a trabalhar para que, efetivamente, possam apresentar as candidaturas aos avisos que foram abertos nos programas regionais e depois farão as obras”.

“Muitos dos municípios estão efetivamente já a trabalhar para que isso aconteça a breve trecho”, completou.