Sindicato acusa Ryanair de ter pagado vencimentos abaixo do salário mínimo nacional

“Não iremos compactuar com mais um atropelo gravíssimo à nossa legislação e iremos recorrer a todas as instâncias competentes para combater esta situação e questionar como é que uma empresa patrocinada pelos contribuintes portugueses despreza a lei e os seus trabalhadores portugueses”, lê-se no comunicado.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou a Ryanair de ter pagado, em julho, vencimentos inferiores ao salário mínimo nacional e ameaça reportar “a irregularidade” às entidades competentes.

Em comunicado, o sindicato garante que alguns tripulantes de cabine baseados em Portugal estão a receber significativamente abaixo do salário mínimo, "desrespeitando, uma vez mais, a legislação nacional".

"Não iremos compactuar com mais um atropelo gravíssimo à nossa legislação e iremos recorrer a todas as instâncias competentes para combater esta situação e questionar como é que uma empresa patrocinada pelos contribuintes portugueses despreza a lei e os seus trabalhadores portugueses", sublinha Ricardo Penarroias, membro da direção do SNPVAC, citado na nota.

Segundo o representante do sindicato, a situação coloca os funcionário da companhia aérea numa situação de precariedade e em dificuldades para cumprirem as suas obrigações.

"Esta é mais uma situação que coloca os trabalhadores nacionais da Ryanair numa condição de tal forma precária, que os impossibilita de fazer face às suas responsabilidades financeiras mensais e, em alguns casos, impossibilita também a sua deslocação para os seus compromissos laborais", refere, no comunicado, no qual a estrutura sindical diz explica já ter solicitado à companhia irlandesa "a regularização da situação" até ao final do mês.