Alemanha oferece testes de despistagem à covid-19 para quem regresse de zonas de risco

A medida tem sido alvo de críticas.

O Governo alemão não vai cobrar, a partir deste sábado, a realização dos testes de despistagem à covid-19 a quem regresse do estrangeiro. A partir desta segunda-feira, a realização destes testes será obrigatória para quem regresse de zonas de risco, de forma a evitar a quarentena.

Apesar de o ministro da Saúde alemão defender a gratuitidade de testes, a medida tem sido alvo de críticas por parte dos que consideram que esta despesa devia ficar a cargo de quem viaja, de forma a não sobrecarregar a dívida pública.
A maioria dos aeroportos alemães já tem as estruturas montadas, porém, o aeroporto de Schonefeld, em Berlim , só deverá começar a testar durante a próxima semana.

O registo do incumprimento de quarentena domiciliária obrigatório foi um dos motivos pelos quais se implementou a gratuitidade dos testes. Para os viajantes que regressam de zonas não incluídas nas regiões de risco, estes terão 72 horas para se dirigirem a consultas médicas ou centros, onde serão testados também gratuitamente, segundo a agência Efe.