Detido suspeito de atear fogo que matou dezenas de animais em canil de Santo Tirso

Detenção ocorreu com a colaboração de diversas entidades, designadamente o Grupo de Trabalho do Norte de Redução das Ignições Florestais, a GNR, a ANEPC, ICNF, Bombeiros Voluntários e Autarquias locais.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante delito, esta quarta-feira, um homem, de 29 anos, indiciado por mais de três dezenas de incêndios florestais, ocorridos na zona de Sobrado – Valongo e Baltar. Também o fogo que vitimou mais de 70 animais num abrigo em Santo Tirso poderá ser imputado ao suspeito.

Em comunicado, a autoridade explica que "os incêndios terão sido provocados com recurso a isqueiro, num quadro repetitivo, que se estende no tempo, pelo menos desde o início de julho. O detido, embora trabalhasse, conciliava tal atividade com a constante circulação, de dia e de noite, nas zonas florestais, efetuando múltiplas manobras evasivas e condução errática, presumivelmente para despistar as autoridades”, explica a PJ, acrescentando que “a investigação teve que avocar consideráveis recursos humanos e materiais, para concretizar a sua detenção na sequência de mais um ato criminoso”.

“A zona onde têm ocorrido os incêndios ateados pelo ora detido, caracteriza-se como sendo zona de floresta com implantação de inúmeras empresas e residências, aquilo que é considerado o interface urbano-florestal, daí a sua elevada perigosidade. Tal como foi recentemente noticiado, o caso do incêndio que vitimou dezenas de animais, num abrigo em Agrela – Santo Tirso, teve origem em Valongo, pelo que a imputação de também esta ignição está a ser avaliada pela investigação”, refere a autoridade.

O detido, eletricista de profissão, tem antecedentes policiais por crime de incêndio florestal. Vai ser presente à competente autoridade judiciária, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.