Novo Banco. Auditoria deve ser acelerada, diz Marcelo

Resultados da auditoria são “importantes para o esclarecimento dos portugueses”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que a auditoria ao Novo Banco deve “acelerar”, elogiando o executivo de António Costa nesta decisão.

Em resposta aos jornalistas à margem de um passeio realizado na baixa de Silves, no Algarve., Marcelo Rebelo de Sousa avançou que “o Governo tomou uma posição sensata, que é a minha há muito tempo, e que é acelerar a auditoria e avaliar todo o tipo de realidade relativamente ao Novo Banco”.

O Chefe de Estado considera ainda que os resultados da auditoria são “importantes para o esclarecimento dos portugueses”, acrescentando que “indiretamente os portugueses estão envolvidos pela garantia do Estado ao Fundo de Resolução”.

Recorde-se que, em causa está uma notícia avançada pelo jornal Público que garante que o Novo Banco vendeu uma seguradora com um desconto de quase 70% em outubro, a fundos geridos pela Apax. Segundo o jornal, esta operação significou uma perda de 268,2 milhões que foi ‘compensada’ pelo Fundo de Resolução.

O Público diz ainda que este negócio foi realizado com um magnata condenado por corrupção nos Estados Unidos.

A seguradora GNB Vida – que agora é designada por Gama Life – “foi vendida em outubro de 2019, a fundos geridos pela Apax Partners, com um desconto de 68,5% face ao valor contabilístico inscrito no balanço de 30 de junho daquele ano”.

Entretanto o Novo Banco reagiu à notícia. Segundo a instituição liderada por António Ramalho, “o valor de venda ascendeu a um preço fixo inicial de 123 milhões de euros, acrescido de uma componente variável de até 125 milhões de euros indexada a objetivos de distribuição constantes do contrato entre o NOVO BANCO e a GNB Vida para distribuição de produtos de seguros vida em Portugal por um período de 20 anos”.