Exportações no setor da saúde cresceram quase 17% no primeiro semestre

A pandemia não afetou a tendência de crescimento no setor. As exportações, nos primeiros seis meses do ano, representaram 810 milhões de euros, mais 115 milhões euros em comparação com o mesmo período de 2019.

 As exportações portuguesas no setor da saúde cresceram, no primeiro semestre deste ano, quase 17%, para 810 milhões de euros, face ao período homólogo, segundo indicou esta quinta-feira a associação Health Cluster Portugal (HCP).

Os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tendo como fonte o Instituto Nacional de Estatística (INE), permitem concluir que a pandemia não afetou a tendência de crescimento que se tem assistido nas exportações portuguesas neste setor. As exportações em saúde estão em contraciclo com a balança comercial portuguesa: cresceram quase 17%, (16,4%) enquanto a balança comercial portuguesa diminuiu 17,1% – estas exportações representam 810 milhões de euros no primeiro semestre de 2020, mais 115 milhões euros em comparação com os primeiros seis meses de 2019.

De acordo com Salvador de Mello, presidente do HCP, “estes dados demonstram a resiliência de um setor que tem crescido de forma sustentada, contribuindo para a economia nacional. Numa altura nunca antes vista mundialmente, com uma pandemia que dita a forma como vivemos, o setor da saúde continua a contribuir para a balança comercial portuguesa, afirmando-se em contraciclo. Estes dados, que também traduzem a aposta que tem sido feita na internacionalização, estão em linha com o pacto de competitividade e internacionalização para a Saúde, assinado no ano passado entre o Ministério da Economia e o HCP”.

Em Portugal, a saúde representa um volume de negócios anual na ordem dos 30 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 9 mil milhões, envolvendo perto de 90 mil empresas e empregando quase 300 mil pessoas. Neste valor de exportações estão incluídas a fabricação de produtos farmacêuticos de base, a fabricação de preparações farmacêuticas, a fabricação de equipamento de radiação e eletromedicina e a fabricação de instrumentos e material médico-cirúrgico.