Governo insiste que não pode proibir iniciativas políticas e garante que não haverá exceções

Mariana Vieira da Silva garantiu que as autoridades serão “escrupulosas” no que diz respeito ao cumprimento das regras.

Governo insiste que não pode proibir iniciativas políticas e garante que não haverá exceções

A ministra do Estado e da Presidência afirmou, esta quinta-feira, que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, porém, salientou que não vão ser admitidas exceções às regras em vigor.

Mariana Vieira da Silva explicou, durante a conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, que o Executivo não podia “autorizar ou limitar a atividade de qualquer iniciativa política”.

A governante deixou “claro” que a decisão de organização da festa em questão “ou qualquer outra atividade política” é da exclusiva responsabilidade da organização.

De acordo com a ministra, foi solicitado à organização do evento um plano de contigência e a Direção-Geral da Saúde(DGS) está a “trabalhar” com o partido comunista, que organiza o evento, para “garantir o cumprimento dessas regras".

"E esta é exatamente a ação que podemos tomar porque quanto à realização de atividades políticas fora do estado de emergência não existe nenhum poder, nenhuma competência que o Governo tenha à luz da Constituição e da lei", explicou a ministra, garantindo que as autoridades serão “escrupulosas” no cumprimento das regras.