Casa Real espanhola revela paradeiro de Juan Carlos

Desde que o Rei Emérito abandonou Espanha vários foram os paradeiros atribuídos a Juan Carlos, entre eles Portugal.

A Casa Real espanhola confirmou, depois de vários rumores, o paradeiro do Rei Emérito, Juan Carlos. O pai de Felipe VI está nos Emirados Árabes Unidos desde o início do mês, segundo a monarquia. "Sua Majestade, o rei dom Juan Carlos indicou à Casa de Sua Majestade que se mudou a 3 de agosto para os Emirados Árabes Unidos, onde permanece desde então", lê-se num curto comunicado, divulgado pela Zarzuela (Palácio Real).

Recorde-se que vários foram os paradeiros atribuídos a Juan Carlos, entre eles Portugal, onde o Rei Emérito passou grande parte da sua juventude.  O pai de Felipe VI anunciou que iria abandonar Espanha,  segundo um comunicado tornado público pela Casa Real devido à "repercussão pública que estão a gerar certos acontecimentos" do seu passado. Juan Carlos disse não querer que estes eventos afetem a Coroa e quer deixar o seu filho cumprir as suas funções "com a tranquilidade e o sossego" que a função de Rei exige. 

Juan Carlos está a ser investigado sobre os alegados fundos que detém em paraísos fiscais. O El Español revelou vários documentos que parecem comprovar a transferência de 100 milhões de dólares (cerca de 65 milhões de euros) do Ministério das Finanças da Arábia Saudita para Juan Carlos, no ano de 2008, através de uma conta desconhecida, criada no Banco Mirabaud, uma instituição bancária privada com sede em Genebra, na Suíça. 

Parte deste dinheiro serviu como comissão para o rei por ter servido de intermediário para a adjudicação a um consórcio de empresas espanholas do comboio de alta velocidade entre as cidades sauditas de Medina e Meca, no entanto, este dinheiro nunca passou por Espanha. 

Além disso, antes de encerrar a conta, em 2012, Juan Carlos terá assinado uma transferência de 65 milhões de euros para Corinna Larsen, a sua, alegada, ex-amante. Mais uma decisão que gerou polémica em volta do rei emérito.