OMS diz que “não devemos viver na esperança de alcançar a imunidade coletiva”

O diretor de emergência sanitária da OMS, Michael Ryan, afirma que “não estamos nem perto dos níveis de imunidade necessários para impedir a transmissão desta doença”.

A Organização Mundial da Saúde afirmou, esta terça-feira, que a população mundial está longe de alcançar a imunidade de grupo relativamente ao novo coronavírus. A imunidade de grupo contra o novo vírus é quando um grande número de pessoas – pelo menos 70% da população mundial – foi infetada com a doença e já desenvolveu anticorpos, o que impede o surgimento de novos surtos de covid-19. 

"Não devemos viver na esperança de alcançar a imunidade coletiva", afirmou o diretor de emergência sanitária da OMS, Michael Ryan, na conferência de imprensa desta terça-feira.  "Como população global, não estamos nem perto dos níveis de imunidade necessários para impedir a transmissão desta doença. Esta não é uma solução e não é uma solução que devemos procurar", acrescentou o dirigente. 

A maioria dos estudos em relação ao novo coronavírus indicam que apenas cerca de 10% a 20% das pessoas têm anticorpos ao novo coronavírus. A comunidade científica internacional ainda estar a tentar perceber se o corpo consegue desenvolver imunidade suficiente para impedir um segundo contágio de covid-19 ou durante quanto tempo esta imunidade dura depois de o paciente vencer a doença.