DGS divulga orientações para a retoma das modalidades desportivas

Atletas de artes marciais devem ser submetidos a testes até 48 horas antes das competições. Futebolistas só terão de ser testados se as competições ocorrerem entre equipas de zonas com transmissão comunitária ativa.

DGS divulga orientações para a retoma das modalidades desportivas

As federações e os clubes de modalidades de Artes Marciais – como o Judo ou o Karaté -, de Rugby, de Ginástica Acrobática, de Polo Aquático, de Dança Desportiva de grupos e de Patinagem Artística de pares devem realizar testes laboratoriais para a covid-19 aos seus atletas até 48 horas antes de qualquer competição, segundo orientações da DGS, divulgadas esta terça-feira.

Estas são consideradas modalidades de alto risco pelas autoridades de saúde, que frisam, no entanto, que os testes devem ser realizados de acordo com os "recursos disponíveis".

Pelo contrário, modalidades como o Futebol, Andebol, Basquetebol ou Hóquei em Patins, são consideradas de risco médio, aconselhando a DGS a realização de um teste aleatório até 48 horas antes da competição, mas apenas quando esta ocorrer entre equipas de zonas com transmissão comunitária ativa.

A DGS refere ainda que todos os praticantes e as equipas técnicas devem assinar um termo de responsabilidade, assumindo "o compromisso pelo cumprimento das medidas de prevenção e controlo da infeção por SARS-CoV-2, bem como o risco de contágio durante a prática desportiva, quer em contexto de treinos quer em contexto de competições".

Sublinhe-se que, no caso de atletas menores de idade, compete ao encarregado de educação assinar aquele termo.