Hospital de Vila Franca de Xira pede encaminhamento dos doentes para outros hospitais devido a surto de covid-19

Medida temporária está relacionada com um surto de covid-19 detetado na terça-feira. Entre pacientes e funcionários, há, atualmente, 42 pessoas infetadas.

O Hospital de Vila Franca de Xira pediu, esta quarta-feira, o encaminhamento de doentes que cheguem ao serviço de Urgência para outros hospitais.

"O Hospital Vila Franca de Xira [distrito de Lisboa] solicitou […] o encaminhamento doentes doentes orientados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para serviços de urgência de outras unidades hospitalares", explica a unidade hospitalar à Lusa, acrescentando que a medida é “temporária” e que “decorre da necessidade de garantir resposta nos serviços de internamento que, atualmente, se encontram com capacidade limitada".

O encaminhamento prende-se com o surto de covid-19, que foi detetado na terça-feira e que ontem contabilizava 42 pessoas infetadas com o novo coronavírus.

"O Hospital Vila Franca de Xira informa que realizou um total de 290 testes de despistagem à covid-19 à população hospitalar, destes registaram-se 238 resultados negativos, entre colaboradores e doentes. Com teste positivo foram identificados 19 doentes internados e 23 profissionais", adiantou ontem fonte hospitalar, acrescentando que se registou, entretanto, um óbito, sendo este um "doente de 90 anos que sofria de múltiplas patologias graves associadas", e que se encontram três doentes internados que "inspiram mais cuidados devido à idade avançada".

"Os restantes doentes mantêm-se clinicamente estáveis e os profissionais encontram-se em isolamento no domicílio", esclarece a mesma fonte.