Rui Pinto começa hoje a ser julgado

O hacker está acusado de 68 crimes de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo e ainda pelos crimes de sabotagem informática à SAD do Sporting e tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen.

O julgamento de Rui Pinto, o responsável pela divulgação de milhares de documentos confidenciais do mundo do futebol e de alegados esquemas de evasão fiscal cometido em vários países, começa esta sexta-feira, em Lisboa.

O criador da plataforma Footbal Leaks está acusado de 68 crimes de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo e ainda pelos crimes de sabotagem informática à SAD do Sporting e tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen.

O hacker foi detido a 16 de janeiro de 2019, em Budapeste, e desde 22 de março desse ano e 8 de abril deste esteve em prisão domiciliária, em instalações disponibilizadas pela Polícia Judiciária.

Rui Pinto, que é também responsável pelo processo Luanda Leaks, encontra-se inserido no programa de proteção de testemunhas.

Para o seu julgamento ‘chamou’ personalidades como a ex-eurodeputada Ana Gomes, Bruno de Carvalho, Jorge Jesus, o diretor nacional da PJ, Luís Neves e Edward Snowden, hacker que, em 2013, denunciou informações confidenciais e programas ilegais de espionagem dos Estados Unidos.