Sociedade

Proteção Civil alerta: Aumento "muito grande" do risco de incêndio até terça-feira

O país vai estar em alerta laranja até às 23h59 de terça-feira.


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou, este domingo, para o aumento do risco de incêndio no país até terça-feira.

"Vamos ter tempo quente e seco, com vento de leste e pouca humidade. Vamos ter um aumento do risco de incêndio muito grande. Até à próxima terça-feira, o país, na sua generalidade -- com maior incidência a norte do rio Tejo --, vai assistir a um aumento muito significativo do risco de incêndio. E este aumento vai também trazer muitas dificuldades ao dispositivo no combate aos incêndios rurais", disse o comandante de agrupamento distrital da ANEPC Pedro Nunes, em declarações aos jornalistas na sede do organismo, em Carnaxide.

De acordo com o responsável, o uso de fogo "não é uma opção" para a população, bem como “o uso de qualquer tipo de maquinaria, quer nos espaços agrícolas, quer nos espaços florestais".

O país vai estar em alerta laranja até às 23h59 de terça-feira.

"Na quarta-feira as condições do ponto de vista da severidade meteorológica poderão melhorar ligeiramente, uma vez que o país poderá deixar de sofrer a influência da corrente de leste. É uma situação que ainda está em análise no Instituto Português do Mar e da Atmosfera e que será confirmada nas próximas horas ou no briefing de amanhã", acrescentou.