Novo crédito à habitação cresce 8,4% no primeiro semestre

Já as licenças de construção nova e reabilitação de edifícios para habitação caíram 7,4% até junho face ao mesmo período de 2019, diz AICCOPN.

Nos primeiros seis meses deste ano, no novo crédito concedido pelas instituições financeiras para aquisição de habitação, foi registado um crescimento, em termos homólogos acumulados, de 8,4%, para 5342 milhões de euros.

Os dados foram avançados esta segunda-feira pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e revelam ainda que os valores de avaliação imobiliária da habitação efetuada para efeitos de crédito bancário registaram, em junho, um valor mediano de 1115 euros por m2, o que traduz um aumento de 8,3%, face aos 1023 euros por m2 apurados no mês homólogo.

Segundo a AICCOPN, ainda nos primeiros seis meses do ano, o consumo de cimento no mercado nacional registou um crescimento de 9,7%, em termos homólogos, totalizando cerca de 1,76 milhões de toneladas.

Até junho, foram licenciadas pelas câmaras municipais 7764 obras de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais, o que corresponde a uma redução de 7,4%, em termos homólogos acumulados.

No que diz respeito ao licenciamento de fogos em construções novas verifica-se um decréscimo de 3,7%, em termos homólogos, para um total de 11.308 habitações.

“Note-se que, analisando apenas o mês de junho, apura-se um crescimento de 9,4% nas obras em edifícios residenciais e de 4,8% no número de fogos em construções novas, em termos homólogos”, diz a AICCOPN.