Eddie Vedder estreia-se no Instagram ‘em nome’ de um apelo

“Não se deixem levar pela retórica de certas pessoas que aparentemente querem que menos gente vote”, escreveu o músico.

O músico Eddie Vedder aderiu ao Instagram apenas na semana passada e, desde então, tem usado a sua conta para apelar ao voto, mostrando como é possível fazê-lo por correspondência. Uma forma “simples”, “segura” e “verificável".

“Espero que estejam bem e que se estejam a aguentar nestes tempos atípicos", começou por escrever o vocalista dos Pearl Jam.

"Para que não haja confusão, vejam como é simples e seguro votar pelo correio", adiantou, explicando o processo em seguida.

"Tendo em conta que é algo tão importante para a nossa democracia e para dar um bom uso às vossas vozes, nada poderia ser mais simples. Nestes tempos intensos de pandemia, torna-se ainda mais importante e não podia ser mais seguro”, sublinhou.

Para Vedder o voto é “a maior forma de protesto não-violento" e é importante que os norte-americanos “não se deixem levar pela retórica de certas pessoas que aparentemente querem que menos gente vote".

Recorde-se que o voto por correspondência é dos temas mais quentes da política norte-americana. Vários estados têm estado a promover esta forma de voto, para que se evite, face à pandemia de covid-19, grandes multidões no dia das eleições, 3 de novembro.

Por outro lado, o atual Presidente, e recandidato, tem insistido que esta forma de exercer o direito a escolher o próximo inquilino da Casa Branca é mais suscetível a fraudes eleitorais.