Adolescente de 14 anos ateava fogos na Guarda para ver bombeiros

Menor é suspeito de ter ateado pelo menos dois, de um total de cinco fogos.

A Polícia Judiciária (PJ) identificou um jovem, de 14 anos, suspeito de ter ateado pelo menos dois, de um total de cinco fogos, ocorridos ao longo dos últimos dois meses, entre as localidades de Albardo e Pousadinhas, no concelho da Guarda.

Num comunicado emitido esta terça-feira, a autoridade explica que “o menor, atuando por meio de chama direta, pretendia apenas assistir ao desempenho das respetivas forças de combate”.

Os incêndios consumiram pequenas manchas de carvalhos, giestas, silvas, matos e diversa vegetação espontânea, “tendo todos eles sido atempada e eficazmente combatidos pelos bombeiros”.

A PJ realça que se não fosse a pronta intervenção dos bombeiros, alguns “dos referidos focos poderiam ter evoluído de forma perigosa sobre abundantes manchas florestais existentes naquelas localidades, caracterizadas, além do mais, também por uma população significativamente envelhecida e naturalmente sobressaltada com a ocorrência de eventos locais desta natureza”.

A investigação foi, entretanto, concluída e remetida ao Ministério Público da Guarda, para eventual prossecução de processo tutelar educativo relativamente ao menor.