Donald Trump é – novamente – candidato ao Prémio Nobel da Paz

Nome do Presidente do EUA foi indicado pela segunda vez pelo deputado norueguês Christian Tybring-Gjedde. Trump “fez mais tentativas para criar a paz entre as nações do que a maioria”, defendeu.

A Fox News anunciou esta manhã, 9 de setembro, que Donald Trump foi nomeado ao Prémio Nobel da Paz de 2021. A razão foram os seus esforços para negociar a paz entre Israel e os Emirados Árabes Unidos. Quem apresentou o seu nome foi o deputado norueguês Christian Tybring-Gjedde que já em 2018 tinha submetido a 'candidatura' de Trump depois de o Presidente da Casa Branca se ter encontrado com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

O deputado norueguês afirmou ao canal norte-americano Fox News: “Acho que fez mais tentativas para criar a paz entre as nações do que a maioria dos outros indicados ao Prémio da Paz”. O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 9 de setembro.

Em 2019, Donald Trump afirmou publicamente que merecia ter sido ele a ganhar o prémio em vez do primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed.

O Prémio Nobel da Paz foi criado por Alfred Nobel em 1901, juntamente com os prémios Nobel da Física, Fisiologia, Medicina e Literatura.