António Joaquim foi suspenso preventivamente das suas funções como oficial de justiça

Decisão foi tomada um dia depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter revertido a decisão do Tribunal de Loures e condenar o amante de Rosa Grilo a uma pena de prisão de 25 anos por coautoria no homicídio do triatleta Luís Grilo.

O Conselho dos Oficiais de Justiça decidiu suspender António Joaquim das suas funções como oficial de justiça, esta terça-feira. A decisão foi tomada um dia depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter revertido a decisão do Tribunal de Loures e condenar o amante de Rosa Grilo a uma pena de prisão de 25 anos por coautoria no homicídio do triatleta Luís Grilo.

António Joaquim foi suspenso preventivamente, segundo o despacho publicado hoje, que será apresentado no dia 17 ao plenário do Conselho dos Oficias de Justiça para ratificação.

Segundo o acórdão da Relação de Lisboa, o amante de Rosa Grilo foi condenado a "um crime de homicídio qualificado e agravado, em coautoria com a arguida", a uma pena de 24 anos, a que acresce uma pena de 1 ano e 10 meses de prisão pelo crime de profanação de cadáver.

Recorde-se que, em março, o Tribunal de Loures tinha absolvido de envolvimento no crime por falta de provas. Já Rosa Grilo foi, na mesma altura, condenada à pena máxima de 25 anos.