Bebé infetado leva ao encerramento de sala de creche em Viana do Castelo

Sala é frequentada por 14 bebés até um ano de idade.

Funcionários e crianças da sala de uma creche em Viana do Castelo encontram-se em quarentena, depois de um bebé ter testado positivo para a covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Lar de Santa Teresa, ao qual pertence a creche, explicou que 13 crianças e seis funcionários foram colocados “em casa”, esta segunda-feira. Augusto Parente explicou que a creche tem quatro salas e que o caso detetado obrigou ao encerramento de apenas uma sala, frequentada por 14 bebés.

Todos os funcionários do bloco onde se localiza a creche, cerca de 20 pessoas, vão ser testados.

O responsável explicou ainda que "o caso de covid-19 não foi detetado na instituição, porque a criança deixou de frequentar a creche na última terça-feira".

"Na quarta-feira passada os pais informaram-nos que o menino não iria à creche naquele dia porque ia apanhar uma vacina, mas não apareceu nos dias seguintes. No domingo, cerca das 22:00, fomos informados pela delegação de saúde que a criança tinha feito teste à covid-19, que deu resultado positivo, tendo sido iniciados todos os procedimentos determinados pela Direção-Geral da Saúde (DGS)", salientou.

"Foram avisados os pais, para não trazerem os filhos para a creche, e os cerca de cinco ou seis funcionários que mais diretamente lidaram com a criança, desde a educadora às auxiliares", acrescentou ainda.

A sala, que é frequentada por 14 bebés até um ano de idade, já foi desinfetada, e a instituição aguarda indicações da DGS para a sua reabertura.