Campeonato arranca mesmo na sexta-feira. Estádios sem adeptos, pelo menos, até outubro

Pedro Proença confirmou que Liga NOS arranca sexta-feira e admite que jogo entre o Sporting e o Gil Vicente, agendado para sábado, poderá vir a realizar-se. 

Os estádio de futebol vão continuar sem adeptos, pelo menos, até outubro, anunciou, esta segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, à saída da reunião entre a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e o Ministério da Saúde.

Segundo o governante, a medida será reavaliada numa nova reunião, prevista para a primeira semana de outubro.

Já o arranque da I Liga vai manter-se dia 18 de setembro, sexta-feira. Desta forma, Pedro Proença, Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, anunciou que "todos os jogadores que tiveram resultados positivos à covid-19 serão amanhã testados para que possam estar disponíveis os que tenham resultado negativo” no arranque da Liga NOS.

"Temos a noção e a certeza hoje de que o campeonato da Liga NOS vai iniciar-se na sexta-feira, se assim o quadro epidemiológico o permitir. Estamos confiantes", disse Pedro Proença.

"Amanhã todos os jogadores com resultados positivos serão testados. Se os plantéis estiverem aptos, partirão para jogo”, disse, admitindo a possibilidade de o jogo entre o Sporting e o Gil Vicente realizar-se, como previsto, no sábado.

“Testados os jogadores e dando negativo, teremos o jogo do Sporting”, admitiu.

"Foi uma reunião construtiva, houve um conjunto de protocolos cujas dúvidas tiveram de ser sanadas. Era importante clarificar o quadro normativo. A Liga sai satisfeita. Temos já uma próxima reunião para 2 de outubro para reavaliar o quadro epidemiológico. Apresentámos o teste piloto de integração de público e esperamos que haja sensibilidades das entidades públicas e haja procedimentos equitativos. Na reunião de dia 2 será feita uma reavaliação e até lá não haverá público. Esperamos que o quadro epidemiológico não crie problemas”, rematou.