Todos os distritos em alerta amarelo a partir desta terça-feira devido ao risco de incêndio

Secretária de Estado da Administração Interna destacou que o país está “a viver dias de enorme complexidade em matéria de incêndios rurais”.

A partir desta terça-feira, Portugal continental vai ficar em alerta amarelo. A decisão foi tomada pela Proteção Civil, na sequência da última avaliação das condições meteorológicas em função do risco de incêndios florestais.

 “A partir de amanhã [terça-feira] todos os distritos ficarão em alerta amarelo", disse Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, esta segunda-feira.

A governante destacou ainda que o país está "a viver dias de enorme complexidade em matéria de incêndios rurais", uma vez que, "praticamente durante oito dias, com todo o país em situação de alerta", houve "inúmeras ocorrências". Foram "1.088 ocorrências de incêndios rurais". Patrícia Gaspar salientou que estes são números "quase inaceitáveis para as condições meteorológicas" em Portugal.

"Foram, de facto, feitos vários avisos, foram feitos vários alertas, mas, infelizmente, continuamos a registar um número de ocorrências que tornam toda esta situação muito difícil de gerir", lamentou.