Imunidade à covid-19 pode durar apenas seis meses

Depois de analisarem várias estirpes parecidas à covid-19 e existentes desde 1980, os cientistas acreditam que se pode ser infetado pelo novo coronavírus múltiplas vezes. Inclusivamente, várias vezes no mesmo ano.

De acordo com um novo estudo feito pela Amesterdam University Medical Centers, pessoas que tenham sido portadoras do novo coronavírus podem só ter imunidade à doença durante seis meses. Os cientistas responsáveis pelo estudo afirmam que o vírus pode infetar a mesma pessoa de ano para ano, como se fosse uma gripe.

Este estudo foi feito através da análise a quatro estirpes do vírus que antecederam a doença que hoje conhecemos como covid-19 – HCoV-NL63, HCoV-229E, HCoV-OC43 e HCoV-HKU1. Tal como o SARS-CoV-2, os quatro coronavírus acima mencionados causam infeções do sistema respiratório e terão começado a aparecer, segundo os especialistas, na década de 1980.

Para perceber a frequência com que os doentes eram reinfetados com estas estirpes, os cientistas analisaram 500 amostras de sangue de pessoas que já tinham padecido destas doenças. O doutor Van Der Hoek conclui: "os tempos de reinfecção variaram entre seis meses e quase nove anos. Foram frequentemente observados aos 12 meses após a infecção inicial".

Sendo que, por norma, a reinfeção acontece após um ano, pode-se dizer que sofrer duas vezes da mesma estirpe é bastante comum – tanto que um dos indivíduos que participou no estudo, já tinha sido infetado 17 vezes, uma média de 2 vezes por ano.

Assumindo que a covid-19 é semelhante a estas estirpes, os cientistas acreditam que o padrão será o mesmo: Quem foi infetado não está livre de voltar a sofrer com a doença.